quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Blythes a nova sensação do momento

O motivo pelo qual alguém prefere uma Blythe à uma Barbie, é muito ligado ao gosto pessoal. A graça daBlythe é justamente a falta de proporção que ela tem… a cabeçona num corpo infantil, os olhões… Vcs já repararam como cabeção e/ou olhão funcionam bem pra enfofurar personagens? Hello Kitty que o diga!

A história da Blythe

As primeiras Blythes surgiram e foram vendidas em 1972, nos EUA, pelas mãos do designer Allison Katzmane pela empresa Kenner. E parou por aí. As bonecas tiveram produção e venda encerradas com menos de um ano de vida, devido à falta de interesse e compradores!
A reviravolta aconteceu, quando uma produtora de vídeo chamada Gina Garan começou a usar uma bonecaBlythe que se parecia com ela, como modelo de suas fotos e assim a boneca foi redescoberta (aqui vocês encontram a história completinha)!
Em 2001 uma empresa japonesa chamada Takara recebeu os direitos e voltou a lançar as NEO Blythes (New Edition of Blythe), que são essas bonecas que você vê sendo colecionadas hoje em dia (já que as dos anos 70 custam uma bela fortuninha!). A boneca tem tudo a ver com o universo de arte, moda e fotografia!
BLYTHE ORIGINAL DOS ANOS 70 + PUBLICIDADE DA ÉPOCA

Como comprar uma Blythe

Pra quem ficou com vontade e quer adotar uma boneca, há alguns caminhos. O Ebay, ou as brasileiras que revendem as bonecas (vocês encontram essas meninas no Flickr!), ou lojinhas virtuais como a Dasbly, da dona do site Blythe.com.br
As bonecas mais em conta são chamadas Prima Dolly, e em seu lançamento (momento em que são mais baratas… a tendência é valorizar!), costumam custar de 80 à 120 dólares.
ÚLTIMOS MODELOS PRIMA DOLLY LANÇADOS (ADORABLE AUBREY, HEATHER SKY E WINSOME WILLOW)

Blythes customizadas

Você também pode comprar uma boneca customizada. A Sabrina por exemplo, fez disso um negócio. Ela personaliza a boneca de acordo com as encomendas! Você diz como quer os cabelos, olhos, roupas, maquiagem, etc, e ela vai atrás de tudo pra montar sua Blythe dos sonhos (que costuma custar de R$800 a R$1000).
A tarefa de customizar uma Blythe não é tão fácil assim. Requer muita pesquisa por tutoriais de como deixar o rostinho fosco, quais são as tintas corretas, como trocar os olhos, como mudar ou melhorar os cabelos e etc, sem danificar a boneca. Fora o bom senso estético, cuja falta faz muitas meninas “estragarem” suas bonecas quando tentam mexer!
Mais fácil que isso, é criar roupinhas para as bonecas! Muitas das donas aprendem a costurar, fazer crochê e trabalhar feltro, pra poder incrementar os looks de suas “filhas”. Moldes e idéias pra isso estão espalhadas pelos sites e flickrs da comunidade de colecionadoras.
ROSTINHO COM PÁLPEBRA CUSTOMIZADA E ESTÚDIO DA SABRINA

Comunidade de Blythes

Uma coisa muito forte nesse universo, é o relacionamento entre as bonequeiras. Rola muito carinho e muita troca!
 HistóriasO fato das bonecas terem nomes e personalidades, não é a toa! Nos Flickrs das bonequeiras, além das fotos das Blythes, existem legendas em forma de histórias. Então você encontra sequências de fotos que contam alguma história, como uma fotonovela dessas “personagens”.
 Concursos
Nessas comunidades, do Flickr e do Blythe.com.br, acontecem alguns concursos, onde as meninas devem tirar determinadas fotos pra participar. As premiações podem ser acessórios pra sua Blythe ou uma customização!
 Encontros
As meninas promovem encontros em diversos lugares do país! Nesses encontros, além de conversar, elas tiram fotos de suas bonecas. Vi as fotos de um encontro onde rolou até um bolinho de Blythe, comemorando!

Curiosidades sobre a Blythe

 A grande graça da Blythe está nos olhos! Atrás da cabeça dela vêm duas cordinhas. Uma é responsável pelo abrir e fechar de olhos e a outra faz com que o olho mude! São 4 opções de olhos, que podem variar a cor e a posição da íris (olhando pra frente ou pro lado).
MECANISMO DOS OLHOS POR DENTRO
 A Blythe é sozinha na vida, diferente da Barbie, não possui namorado, amigos, parentes ou bichos de estimação. No máximo uma versão pequena, de bonecas chamadas Petit Blythe que possuem 11,2cm contra os 28cm da NEO Blythe (e que não mudam o olho!).
PETIT BLYTHES DO JUNIE MOON
 Apesar de não existirem “Blythos”, algumas meninas customizam as bonecas para fazer meninos.
OS CUSTOMIZADOS OTTO E ASH
 Nunca foi lançada uma Blythe negra. No máximo (e rarissimamente) uma morena como a boneca que eu mostrei acima, nas Prima Dollies. Mas com a customização, tudo é possível!
 Não existem imóveis ou carros oficiais da Blythe. A maioria dos móveis e acessórios, são “roubados” daBarbie, ou de Re-ment (uma coisa maravilhosa que merece post exclusivo!!!).
As meninas acabam criando suas próprias casinhas e cenários. Uma idéia é usar aqueles móveis “colméia”como quartos, conforme a garota da foto abaixo fez!
QUARTOS ABSURDAMENTE FANTÁSTICOS DA VALARIS
 Tb não foram lançadas até agora parcerias com marcaspersonagens ou celebridades. Dá-lhe customização!!! 
EDWARD BLYTHE E LARA ANGIE CRUFT


Espero que tenham gostado =D by: @dudahs2


2 comentários:

Meu sedutor u.ú

Meu sedutor u.ú